Categorias: Familiar

Festas de fim de ano: qual a situação dos filhos de pais separados?

O período de fim de ano é repleto de comemorações e tradições, afinal é o momento de reunir a família para confraternizar. Esta é uma condição normal para pais e filhos que celebram o Natal juntos. Mas qual a situação dos filhos de pais separados? Com quem deve ficar a criança durante o período de fim de ano? As respostas para essas perguntas estão dispostas ao longo deste artigo que a PLG Advogados preparou.

Filhos de pais separados: como a guarda implica nessa questão?

O tempo de convívio de filhos de pais separados deve ser avaliado de acordo com o regime de guarda adotado judicial ou extrajudicialmente.

A guarda dos filhos é uma medida imposta aos pais e serve para proteger e amparar o menor. De acordo com o art. 1583 do CC há dois tipos de guarda: compartilhada ou unilateral.

Na guarda unilateral, apenas um dos genitores possui a guarda do menor, enquanto o outro possui direito à visitação e convivência com o filho. Tal direito pode ser regulamentado pelo Juiz ou pela concordância de ambos os genitores.

Na guarda é compartilhada, tanto a mãe como o pai dividem as atribuições relacionadas ao filho menor. Isso não significa que a criança ou adolescente terá duas casas, mas haverá o compartilhamento de sua rotina com ambos os pais.

A guarda compartilhada trouxe uma inovadora forma de custódia dos filhos, na qual a criança ou adolescente terá uma residência principal (onde desenvolverá a sua referência espacial), mantendo, porém, uma convivência simultânea e concomitante com o lar de ambos os pais, partilhando do cotidiano dos dois lares.

Com quem o filho deve passar as comemorações de fim de ano?

A regra para a definição da situação dos filhos de pais separados no fim de ano não é definida por lei. Contudo, embora não haja a fixação de uma norma, o Direito Familiar preza pelo estabelecimento do equilíbrio entres os pais e a criança, priorizando o melhor interesse do menor.

Sendo assim, revezar entre passar o Natal em anos pares com a mãe e ímpares com o pai ou, até mesmo, o inverso é possível. O acordo, no entanto, deve ser aceito por ambas partes para que tenha validade. Outra solução é garantir que filhos de pais separados passem o dia 24 de dezembro com um dos pais e o dia 25 com outro.

Os pais devem avaliar qual a melhor condição para o filho no cenário em que se encontram para não posicioná-lo em meio a desavenças. Sobretudo, deve prevalecer a felicidade da criança, pois a separação dos pais não deve simbolizar rompimento na relação com os filhos.

Caso não seja possível o acordo, a determinação das regras de convívio deve ser estabelecida pelo juiz, mediante ação de guarda e regulamentação de visitas.

Para maiores informações e esclarecimentos sobre direito de família, procure um advogado especializado

O advogado familiar no RJ é a melhor pessoa para te orientar com relação à situação dos filhos de pais separados no final de ano.

PLG ADVOGADOS – Escritório de advocacia na Barra da Tijuca
Site: https://www.plg.adv.br/
Endereço: Av. das Américas, 7935 – Sala 404 – Edifício SunPlaza Personal Offices – Barra da Tijuca – RJ
Telefone: (21) 2051-7913

Compartihe!

Compartilhe
Tags: direito direito familiar Filhos de pais separados guarda compartilhada guarda das filhos pais separados

Artigos recentes

  • Familiar

Perante a lei: qual a diferença entre casamento e união estável?

Casamento e união estável são reconhecidas como entidades familiares, porém com muitas diferenças entre si. Veja o que diz a…

2 anos atrás
  • Trabalhista

Licença-maternidade: entenda mais sobre o direito das empregadas gestantes

A licença-maternidade protege a mãe e o bebê durante a gestação e após o nascimento. Saiba mais sobre esse direito…

2 anos atrás
  • Trabalhista

O que é jornada de trabalho? Entenda sobre hora extra e intervalo de descanso!

Entender o que é jornada de trabalho e os assuntos relacionados a ela é essencial para profissionais de todas as…

3 anos atrás
  • Trabalhista

Adicional noturno: quem tem direito a receber e como o valor é calculado?

O adicional noturno é um benefício concedido aos trabalhadores que exercem suas atividades laborais no período da noite. Saiba mais!

3 anos atrás
  • Trabalhista

Qual a diferença entre contrato temporário e contrato por prazo determinado?

O contrato por prazo determinado e contrato temporário são dois modelos distintos de admissão de funcionários. Entenda as diferenças!

3 anos atrás
  • Familiar

Divórcio consensual em cartório: quem pode fazer?

O divórcio consensual em cartório é mais rápido e prático do que aquele realizado pela via judicial. Veja quem pode…

3 anos atrás